segunda-feira, 2 de junho de 2014

FLASH URBANO N. 5 - A paranóia muda de nome


         A paranóia muda de nome quando você realmente está sendo perseguido. Olhares, gestos  e comentários dos seguranças nas esquinas sempre que você passa. Indiretas dos porteiros. Babás cospem quando passam por você. Donas-de-casa neuróticas, aposentados armados, madames botocadas e ressentidas. Patricinhas em série, playboys fortinhos,  adolescentes ferozes apontando seus celulares multiuso.
        Ontem instalaram um cabeamento de Internet hoje aqui em frente. Foi estranho, o funcionário tinha uma camisa de uma operadora de celular e o carro de outra. Acho que a polícia está na jogada. A paranóia muda de nome quando você realmente está sendo perseguido. No dia seguinte, um coroa de óculos escuros ficou na frente da garagem esperando eu sair de carro pra anotar minha placa. Tinha a maior cara de cana. Estilo Dops, mas de baixo escalão. Eu não fiz nada, mas isso não importa. A paranóia muda de nome quando você realmente está sendo perseguido.
        "-Ele sabe!", eles dizem.  Meus olhares são fiscalizados. Meu olhar intenso transmite até o que não sinto.  Não posso olhar para o nada, não posso mais ficar distraído. Há sempre uma intenção previamente deduzida e dada como certa. Meu olhar é sempre para baixo, isso não vai mudar.  Óculos escuros seria admitir que estão certos, não preciso me proteger. Foda-se a minha fotofobia, agora é uma questão de honra.  Não é paranóia, não mais. A paranóia muda de nome quando você realmente está sendo perseguido.
        Desde a semana passada tem um helicóptero sempre me esperando quando paro meu carro no estacionamento do trabalho. Mas eu sei deles e fiz questão de mostrar que sei. A vaidade, sempre a vaidade. Minha capacidade de observação e dedução sempre foram excelentes, assim como a minha capacidade de abstração. Consigo ouvir 3 conversas ao mesmo tempo e posso não ouvir uma palavra do que me dizem diretamente na minha cara. Pessoas são tão transparentes, livros abertos que tenho preguiça de ler, pois já sei o fim e o autor é ruim. Eu não, eu sou imprevisivel, sou impenetrável. Nunca sabem quando estou alerta ou viajando nos meus pensamentos, olhando sem ver. Tenho que trabalhar nisso, usar a meu favor. Acenei para o helicóptero. Agora que eles sabem que eu sei, não sei o que vai acontecer. Mas estou tranquilo. Estou tranquilo, eu juro que estou tranquilo. Não é paranóia, não mais.     
      Essa semana quase não dormi, mas estou tranquilo, eu juro. Estou conseguindo trabalhar à base de café, muito café. Parei de fumar e não quero saber. Não tenho amigos no trabalho, não perceberam nada. Eu não fiz nada, juro que não. Eu sei que não devia ficar pensando nisso, mas agora é tarde. Eles que começaram, eu não fiz nada. Mas não perdem por esperar. A paranóia muda de nome quando você realmente está sendo perseguido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário